• Home
  • Áreas de Intervenção
  • Ação Social

Ação Social

 

A União das Freguesias de Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada-Dafundo (UFALCD) é caracterizada por grandes assimetrias sociais que se encontram espelhadas na sua história, polvilhada de enorme diversidade e que a tornaram uma terra rica culturalmente mas com fortes contrastes sociais.

Apesar dos esforços desenvolvidos no terreno por vários intervenientes, a UFALCD continua a carecer de intervenção social, alicerçada em projetos estruturantes, inovadores e integrantes, que consigam ir de encontro às reais necessidades da população mais carenciada. São muitos os que carecem de apoio mas também muitas as estruturas com capacidade de intervenção social e que, agindo de forma conjunta, conseguirão mitigar os insucessos sociais ainda existentes em Algés, Linda-a-Velha e na Cruz Quebrada-Dafundo.

Sendo uma das áreas a que iremos dedicar uma especial atenção e concentração dos nossos esforços, intensificaremos a atuação da Rede Social e a efetiva promoção de ações de intervenção dos seus vários parceiros e das Instituições de carácter social, impulsionando o apoio às famílias mais carenciadas e promovendo a prevenção de comportamentos de risco e de exclusão social.

Por isso, propomo-nos unificar e revitalizar a Comissão Social de Freguesia, reorganizando o seu modo de funcionamento e promovendo esta importante estrutura social, junto das entidades e organizações locais, para que possa servir como primeira plataforma de respostas aos problemas sociais da nossa União de Freguesias.

Iremos promover a discussão das questões sociais envolvendo todas as Instituições que atuam no nosso território de modo a atualizar o Diagnóstico Social da União como documento base das políticas sociais da nossa União de Freguesias, definindo estratégias de intervenção e metas de concretização do apoio social.

Pretendemos expandir o Projeto "União Solidária" (anteriormente designado "Linda-a-Velha Solidária") a Algés e à Cruz Quebrada-Dafundo. Deste Projeto destacam-se as Lojas Solidárias e o Apoio Alimentar diário e mensal que é prestado às famílias referenciadas pelo Gabinete de Ação Social.

Continuaremos a mediar o Fundo Europeu de Auxílio aos Carenciados (FEAC), contribuindo para que as famílias que se encontram numa situação mais vulnerável continuem a ter apoio, na maioria dos casos, crucial para o sustento alimentar do seu agregado familiar.

É nossa intenção combater o isolamento e a segregação social da população idosa, articulando com as instituições de solidariedade social, programas de apoio ao idoso.

É nesse sentido que pretendendo lançar um Programa de Visitas de Lazer, que combinem cultura e lazer e tragam mais oferta a este público-alvo.

Iremos alargar à população sénior de Algés e da Cruz Quebrada-Dafundo o Projeto "Dinâmica Sénior", que tem estado a ser desenvolvido em Linda-a-Velha, através da realização de vários ateliers, aulas diversas e convívios.

 

Banco de Voluntariado

 

Voluntariado
"Voluntariado é o conjunto de ações de interesse social e comunitário realizado de forma desinteressada por pessoas, no âmbito de projetos, programas e outras formas de intervenção ao serviço dos indivíduos, das famílias e da comunidade, desenvolvidos sem fins lucrativos põe entidades públicas ou privadas."

Ver mais...

Comissão Social de Freguesia

 

O que é a Rede Social?

A Rede Social é um fórum de articulação e congregação de esforços baseado na adesão por parte das autarquias e de entidades públicas ou privadas com vista à erradicação ou atenuação da pobreza e da exclusão e à promoção do desenvolvimento social. Pretende-se fomentar a formação de uma consciência coletiva dos problemas sociais e contribuir para a ativação dos meios e agentes de resposta e para a otimização possível dos meios de ação nos locais.

Ver mais...

Loja Solidária

 

A Loja Solidária sediada em Linda-a-Velha - da União das Freguesias de Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada-Dafundo (UFALCD) foi criada com o intuito de potenciar respostas mais adequadas aos problemas sociais, rentabilizando os recursos existentes e eliminando sobreposições de intervenção.

Tem como principal objetivo, ajudar a satisfazer as necessidades mínimas das famílias da nossa freguesia, através de apoios concedidos pela comunidade local - empresas e cidadãos. É dinamizada pela Comissão Social de Freguesia - entidade presidida pelo Presidente da UFALCD.

Ver mais...

Projeto União Solidária

 

O Projeto "União Solidária" foi idealizado e colocado em prática em 2010, pela Junta de Freguesia de Linda-a-Velha - anteriormente designado Projeto "Linda-a-Velha Solidária".

É um programa de solidariedade social, que surgiu no contexto de afirmação de uma nova geração de políticas sociais ativas, baseadas na responsabilização e mobilização do conjunto da sociedade e de cada indivíduo para o esforço de prestar apoio às famílias carenciadas, indo ao encontro da estratégia desenvolvida pela Comissão Social de Freguesia.

Ver mais...

Cidadão Solidário

 

"Cidadão Solidário" são os Cidadãos que colaboram e se empenham em ajudar os indivíduos/famílias mais carenciados da União das Freguesias de Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada-Dafundo (UFALCD).

No seio da Comissão Social de Freguesia – entidade presidida pela Junta de Freguesia - todas as contribuições são direcionadas, através do Projeto "União Solidária", para as famílias/indivíduos mais carenciados, que se encontrem assinalados pela Rede Social.

Ver mais...

Empresa Solidária

 

"Empresa Solidária" é considerada a Empresa que tem um papel solidário – de ajuda, de preocupação, de apoio – para com os Cidadãos mais carenciados.

No âmbito do Projeto "União Solidária" e enquadrado no funcionamento da Loja Solidária da União das Freguesias de Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada-Dafundo (UFALCD), foi lançado junto das Empresas de Comércio, Bens e Serviços que se encontram estabelecidas na nossa União de Freguesias e nas zonas limítrofes, o convite para se tornarem em Empresas Solidárias.

Ver mais...

 

Diretório de Instituições e Entidades

 

 

Localize as Instituições de Ação Social existentes na UFALCD