União

  •  

    A União das Freguesias de Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada-Dafundo (UFALCD) foi criada no cumprimento da Lei n.º 22/2012 de 30 de maio que concebeu e aprovou o regime jurídico de reorganização administrativa territorial autárquica, tendo em consideração a proposta da Unidade Técnica para a Reorganização Administrativa do Território (UTRAT), presente no Anexo I da Lei n.º 11-A/2013 de 28 de janeiro.

    As Freguesias de Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada-Dafundo passaram a constituir um território único, com sede no edifício da antiga Junta de Freguesia de Algés e postos de atendimento nos edifícios da antiga Junta de Freguesia de Linda-a-Velha e de Cruz Quebrada-Dafundo.

    Lei n.º 22/2012 de 30 de maio
    Lei n.º 11-A/2013 de 28 de janeiro

     

    Dados Demográficos

    Área - 7,19 km2
    População residente - 48.665
    População presente - 46.590
    Residentes por Km- 6.768
    Homens - 22.407
    % Homens - 46,04
    Mulheres - 26.258
    % Mulheres - 53,96
    Famílias - 21.097
    Edifícios - 3.438
    Alojamentos - 25.443

    Ver mais...
  •  

    A União das Freguesias de Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada-Dafundo (UFALCD) situa-se no limite Este do Concelho de Oeiras, a cerca de 10km da sede do município. As suas confrontações são a norte a União das Freguesias de Carnaxide e Queijas, a oeste a União das Freguesias de Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias, a Sul o Rio Tejo, e a este a Freguesia de Belém que pertence ao Concelho de Lisboa.

     

    Ver mais...
  •  

    Brasão

     

    Alges OER-lindavelha BRASÃO CQD

     

    No seguimento da criação da União das Freguesias de Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada-Dafundo o brasão encontra-se em processo de criação, estando posteriormente sujeito a aprovação, conforme preceitos legais.

     

    Símbolo

     

    Logo UF ALCD

     

    O movimento de rotação confere ao símbolo dinamismo e interação entre as diferentes Freguesias formando uma espiral que evolui no mesmo sentido. A seleção cromática foi feita com base nas cores de referência de cada Freguesia com o objetivo de realçar que a União das Freguesias de Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada-Dafundo não significa perda de identidade.