• Home
  • Projeto União Solidária

Projeto União Solidária

 

O Projeto "União Solidária" foi idealizado e colocado em prática em 2010, pela Junta de Freguesia de Linda-a-Velha - anteriormente designado Projeto "Linda-a-Velha Solidária". 

É um programa de solidariedade social, que surgiu no contexto de afirmação de uma nova geração de políticas sociais ativas, baseadas na responsabilização e mobilização do conjunto da sociedade e de cada indivíduo para o esforço de prestar apoio às famílias carenciadas, indo ao encontro da estratégia desenvolvida pela Comissão Social de Freguesia.

Este projeto desenvolve um conjunto de iniciativas, eventos e intervenções que são dinamizados na sua grande maioria por voluntários do Banco de Voluntariado, com a colaboração de diversas Instituições, Coletividades, Associações e do tecido Empresarial que se encontra sediado no nosso território.

Com a implementação da reforma administrativa, foi criada a União de Freguesias de Algés, Linda-a-Velha e Cruz-Quebrada (UFALCD), que engloba atualmente 3 ex-Freguesias, com uma população que ronda os 49.000 habitantes.

É nossa intenção continuar a apostar no apoio social, alargando os apoios do Projeto União Solidária à população de Algés, da Cruz-Quebrada e do Dafundo.

Com o envolvimento dos Cidadãos, das "Forças Vivas" e das Empresas locais o espírito de solidariedade está a cimentar-se e .... vai-se fazendo a diferença.

"Ser Solidário é ... contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária"

 

Áreas de Intervenção

Para implementação do Projeto União Solidária, foram criadas várias áreas de intervenção, de onde se destaca:

 

  • Loja Solidária;

A Loja Solidária - sediada em Linda-a-Velha - da União das Freguesias de Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada-Dafundo (UFALCD) foi criada com o intuito de potenciar respostas mais adequadas aos problemas sociais, rentabilizando os recursos existentes e eliminando sobreposições de intervenção.

Tem como principal objetivo, ajudar a satisfazer as necessidades mínimas das famílias da nossa freguesia, através de apoios concedidos pela comunidade local - empresas e cidadãos. É dinamizada pela Comissão Social de Freguesia - entidade presidida pelo Presidente da UFALCD.

Como Funciona?

Colocará à disposição dos fregueses da União das Freguesias de Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada-Dafundo (UFALCD), a preços simbólicos, os bens angariados e doados pelos cidadãos e empreses locais.

Exemplo de géneros:

Roupas;
Calçado;
Artigos para o lar;
Brinquedos;
Livros para Crianças.

As famílias/indivíduos referenciadas pela UFALCD, através do gabinete de ação social, como carenciados podem usufruir, mensalmente, consoante o seu agregado familiar, de um número de artigos gratuitos.

Procederá à doação de géneros alimentares às famílias/indivíduos carenciados, assinaladas pela Comissão Social de Freguesia.

Horário de Funcionamento
2ª a 5ª feira: 15h00 às 19h00
Sábado: 10h00 às 13h00

 

  • Apoio Alimentar;

Procede à doação, mensal, de um cabaz de géneros alimentares às famílias/indivíduos carenciados, assinaladas pela Comissão Social de Freguesia, como estando em situação de carência económica.

Neste momento apoia 246 famílias compostas por 738 pessoas, de Linda-a-Velha e Cruz Quebrada-Dafundo. Dada a recente União de Freguesias, iremos rapidamente estender o apoio alimentar a Algés.

Paralelemante, o projeto apoia ainda Instituições locais, entre as quais a Ajuda de Mãe, a Conferência Vicentina e algumas IPSS.

Para além do cabaz mensal apoia, semanalmente, 96 famílias com entrega diária de produtos confecionados e de frescos, oriundo de uma grande superfície e de algumas lojas (minimercados, restaurantes e pastelarias) do comércio local.

Todas estas ajudas são "sustentadas" através da intervenção regular de cidadãos e "Empresas Solidárias".

 

  • Dinâmica Sénior;

Tendo como especial atenção a população sénior que se encontra a viver em solidão ou abandono, a dinâmica sénior, presta um acompanhamento especializado, tentando colmatar as suas carências e dificuldades, promovendo melhores condições de habitabilidade e qualidade de vida.

O Programa Dinâmica Sénior encontra-se dividido em duas áreas de intervenção:

Plano Capacitar - conjunto de atividades de convívio e animação sociocultural, destinados à população sénior em geral, com o intuito de alargar os seus grupos de pertença, promovendo desta forma a troca salutar de conhecimentos e experiências de vida, combatendo a solidão e a falta de informação nesta população.

Neste momento estão a funcionar 8 Ateliês, que diariamente e ao longo da semana, proporcionam a cerca de 78 idosos uma maior inclusão na sociedade, bem como a organização de passeios, tardes dançantes e tardes de convívio.

Plano Mimar - acompanhamentos prestados no domicílio dos idosos, destinados a uma população sénior específica  - isolados, com problemas de mobilidade, que permaneçam no isolamento por possuírem limitações físicas, incapacitando-as de participar nas atividades de convívio do Plano Capacitar.

O Plano Mimar, ainda não está implementado devido à falta de recursos humanos, sendo um objetivo a concretizar a médio prazo.

Os "acompanhamentos" são realizados por voluntários do Banco de Voluntariado da União das Freguesias de Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada-Dafundo.

Consulte: Atividades e Horários da Dinâmica Sénior em Linda-a-Velha

 

Contactos:
Projeto União Solidária
Largo do Mercado, 2795-141 Linda-a-Velha
Tel: 21 414 18 95
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.