• Home
  • Mensagem do Presidente

Mensagem do Presidente

 

Tenho uma ligação muito especial à nossa União de Freguesias. A Terra onde nasci, onde cresci como Homem, como Pai, como Empresário, como Cidadão e agora como avô babado que sou.

Esta ligação próxima à nossa Terra permitiu-me conhecer de perto a nossa gente, os seus encantos e dinamismo, o seu valor económico e potencial, a beleza paisagística e arquitetónica, e claro, também os constrangimentos inerentes à sua dimensão e importância económica.

Somos parte integrante de um dos Concelhos mais ricos do País, segundo Município exportador nacional, gerador de riqueza, bem-estar e coesão social, desenvolvimento ambiental e educacional, de onde este nosso território com 7,18 Km2 e com cerca de 49.000 habitantes, contribui para essa riqueza e progresso, através do Comercio Local e do seu tecido Empresarial, do Turismo, das iniciativas culturais e para todos nós que aqui vivemos.

Encaro a Junta da União das Freguesias de Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada-Dafundo, ao contrário do que muitos possam desejar ou querer, como um complemento à Câmara Municipal, que deve trabalhar em sintonia e estreita ligação com a mesma, sendo o elo mais próximo aos fregueses, onde é tomado o pulso das suas necessidades, e em conjunto com a edilidade e outras entidades, são encontradas as melhores soluções.

Encaro os próximos quatro anos com entusiasmo e otimismo, porque a nossa União de Freguesias irá mudar muito, tornando-se ainda melhor e mais bonita. Existem vários projetos, alguns já em curso e outros prontos para arrancar, que irão dar um novo impulso ao nosso território.

Outra aposta será na continuidade da melhoria do conforto e mobiliário urbano na nossa União de Freguesias, proporcionando aos fregueses que se deslocam a pé uma qualidade superior, e ao mesmo tempo contribuindo para a diminuição da pegada ambiental.

Uma especial atenção será dada à limpeza urbana, em especial na zona de Algés. Todavia, neste ponto permitam-me referir, que a limpeza do espaço público não depende somente da Junta ou do Município, mas prende-se essencialmente com cada um de nós, com o civismo de todos os fregueses.

Vivemos num Concelho que tem sabido ao longo dos anos fazer uma ótima gestão entre a riqueza gerada e a sua condigna distribuição, um Concelho verdadeiramente Social Democrata, no sentido político, e não partidário. E neste âmbito, tal como foi durante a última pandemia, onde ninguém ficou para trás, não faltando apoio, meios e recursos para os mais necessitados, este novo Executivo dará grande enfase ao apoio social na União de Freguesias.

Acredito que o futuro da nossa União de Freguesias será risonho, e seremos ainda melhores e mais apetecíveis. O trabalho deste executivo será nesse sentido, e como resultado é natural que mais pessoas queiram viver na União de Freguesias.


João Manuel d´Oliveira Antunes
PRESIDENTE