Reunião da Assembleia de Freguesia

 

SIMECQ AF

 

No próximo dia 20 de junho, quinta-feira, pelas 21h00, tem lugar a 1ª Reunião da 2ª Sessão Extraordinária de 2024 da Assembleia de Freguesia da União das Freguesias de Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada-Dafundo na Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense (SIMECQ), sito na Rua Sacadura Cabral, n.º 81, 1495-703 Cruz Quebrada. 

A reunião da Assembleia de Freguesia é pública, podendo os cidadãos participar e intervir nos termos do artigo 49º da Lei n.º 75/2013, pelo que se convidam todos os fregueses a estarem presentes.

Esta reunião será transmitida via online através do Facebook da União de Freguesias.

Consulte a ordem de trabalhos: Edital Nº 03/2024

Apresentação da requalificação geral da ESPJAL

 

Foi apresentado no passado dia 29 de maio, o projeto de requalificação geral da Escola Secundária Professor José Augusto Lucas (ESPJAL), em Linda-a-Velha.

A apresentação teve lugar no Pavilhão Desportivo deste estabelecimento de ensino, na presença de pais, professores e demais membros daquela comunidade escolar, e contou com a participação do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, do Vereador da Educação, Pedro Patacho, e o Diretor do Agrupamento de Escolas Linda-a-Velha e Queijas, Rui Nobre.

O Vogal da União das Freguesias de Algés, Lind-a-Velha e Cruz Quebrada-Dafundo João Coelho esteve presente nesta apresentação, em representação do Presidente da União de Freguesias.  

O projeto irá manter a estrutura arquitetónica dos edifícios da escola, reorganizando funcionalmente algumas áreas. Para além da criação de espaços de trabalho para alunos, professores e não docentes, do melhoramento dos espaços sociais da escola, da ampliação dos balneários do ginásio, da revitalização de espaços exteriores e requalificação das áreas desportivas, será criada uma nova área de laboratórios mais modernos e atuais. O projeto prevê ainda o incremento do desempenho energético e térmico dos edifícios, e a renovação de infraestruturas.

A obra será realizada em três fases e prevê um investimento no valor de 14.837.560 euros, dos quais 79% serão financiados pelo PRR e 21% pela Câmara Municipal de Oeiras.

 

  • 1
  • 5
  • 6

Feira de Produtos Regionais em Linda-a-Velha

 

A Praceta António Cruz, em Linda-a-Velha, acolhe entre os dias 23 e 26 de maio uma Feira de Produtos Regionais, promovida pela União de Freguesias de Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada-Dafundo.

Esta mostra, de entrada gratuita, vai reunir vários fumeiros, de diferentes regiões do país, com uma grande variedade de produtos regionais como enchidos, queijo, mel, expositores de artesanato, de doçaria, de alimentação e ainda um espaço com divertimentos para os mais pequenos.

Horário:

🕐 Quinta-feira | 16h00 às 23h30

🕐 Sexta-feira a domingo | 11h00 às 23h30

 

Passe a palavra, esperamos por si!

 

Feira de Produtos Regionais UFALCD24

Semana da Proteção Civil 2024

 

BANNERS SEMANA PROTEÇAO CIVIL 2024 07

 

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Oeiras (SMPC) e o Município de Oeiras vão celebrar entre os dias 13 e 19 de maio a Semana da Proteção Civil, este ano sob o lema ‘Juntos estamos mais seguros’.

Este evento tem como objetivo sensibilizar para a importância da Proteção Civil na prevenção e proteção de pessoas e bens em situações de emergências graves e catástrofes, e também pretende dar a conhecer todos os meios e os principais intervenientes do sistema de Proteção Civil Municipal.

A Semana da Proteção Civil conta com um variado leque de atividades, ao longo de toda a semana, que, pelo seu dinamismo e abrangência, serão enriquecedoras, quer para a população de Oeiras, quer para os vários agentes de proteção civil do município. 

Do programa destaca-se a cerimónia de abertura da Semana da Proteção Civil, onde será apresentado o filme oficial do Serviço Municipal de Proteção Civil, e ainda a apresentação das 5 Unidades Locais de Proteção Civil (ULPC) das Juntas e União de Juntas de Freguesia de Oeiras, com a entrega simbólica do Kit da ULPC.

Orientada para os alunos mais jovens do município, mas aberta a toda a população, o dia 15 de maio, será dedicado à exposição de meios de vários agentes de proteção civil, que poderão atuar no Município de Oeiras, nomeadamente os Corpos de Bombeiros do Município, a Guarda Nacional Republicana, a Polícia de Segurança Publica, Marinha Portuguesa, Polícia Municipal e Serviços da Câmara de Oeiras. 

Esta exposição a ter lugar no Passeio Marítimo de Algés, será complementada com uma demonstração de salvamento em ambiente aquático, levado a cabo em parceira com o SMPC, a Autoridade Marítima Nacional e os Bombeiros de Oeiras.

De assinalar também a Feira da Proteção Civil, nos dias 18 e 19 de maio, no Passeio Marítimo de Algés, na qual se pretende dar a conhecer as principais soluções técnicas para o apoio ao planeamento e análise na prevenção de situações de risco, as melhores tecnologias em ações de proteção e socorro e ainda a apresentação de formação académica e técnica na área da Proteção Civil. 

No dia 18 de maio a partir das 14h e com uma duração estimada de duas horas, na zona da baixa do Dafundo e Algés, os vários agentes de Proteção Civil, com a coordenação do Serviço Municipal de Proteção Civil, executarão um exercício de simulacro municipal com múltiplas ocorrências onde será testada mais uma vez, a capacidade técnica de atuação em situação de ocorrência grave, bem como a coordenação dos meios e das várias operações.

Durante a semana, decorrerão 4 apresentações técnicas em formato Webinar nos dias 13, 14, 15, 16 e 18 de maio.

A Semana da Proteção Civil encerra com uma cerimónia de formatura dos agentes de Proteção Civil do Município, seguida de um desfile de meios, que integrará meios do Serviço Municipal de Proteção Civil, dos Corpos de Bombeiros do Município, incluindo várias viaturas de museu, da PSP, da Policia Municipal, dos SIMAS de Oeiras e Amadora e dos serviços da Câmara Municipal de Oeiras, que desfilarão na Avenida Ivens, na Avenida Marginal, Dafundo, no dia 19 de maio a partir das 11h.
 

Programação

13 de maio 
12h00 | Abertura Oficial da Semana da Proteção Civil 2024
12h05 - 12h15 | Apresentação do Vídeo 'Todos Somos Proteção Civil'
12h25 - 12h35 | Cerimónia de Apresentação Formal das Unidades Locais de Proteção Civil
Local: Reservatório de Água do SIMAS, Alto de Santa Catarina, Rua Manuel da Silva Gaio – Dafundo
 
18h00 | Webinar: A importância das Unidades Locais de Proteção Civil
Dr. Inigo Pereira - Presidente da UJF Carnaxide e Queijas
Local: Online
 

14 de maio 
18h00 | Webinar : A Proteção Civil em Rede – Vantagens das Sinergias 
Dr. André Fernandes - Comandante Nacional de Emergência e Proteção Civil
Local: Online
 

15 de maio
9h30 - 16h30 |
Exposição Estática de Meios dos Agentes de Proteção Civil e Exercício de Salvamento 
Aquático 
Local: Passeio Marítimo de Algés

18h00 | Webinar: O Papel das Associações de Voluntariados no Modelo de Proteção Civil Municipal 
Dr. António Nunes - Presidente da Liga de Bombeiros Portugueses
Local: Online
16 de maio 
18h00 | Webinar: Setores de Intervenção Humanitária, o Modelo Sphere
Professora Doutora Ana Pinto de Oliveira - Autoridade de Saúde na ULS Lisboa 
Local: Online
17 de maio
18h00 | Webinar: A Sensibilização como Fator Diferenciador da Proteção Contra o Risco 
Professor Doutor Ricardo Ribeiro - Universidade Atlântica
Local: Online
18 de maio 
10h00 - 18h00 | Feira da Proteção Civil
Local: Passeio Marítimo de Algés

14h30 - 16h30 | Exercício de Simulacro Multiocorrências, 
Local: Passeio Marítimo de Algés, Dafundo e Av. Marginal

19 de maio 
10h00 - 18h00 | Feira da Proteção Civil
Local: Passeio Marítimo de Algés

11h00 - 12h00 | Cerimónia e Desfile de Meios da Proteção Civil do Concelho de Oeiras
Local: Av. Marginal, entre o Aquário Vasco da Gama e o Terminal Rodoviário de Algés

Passeio Sénior a Fátima

 

A União das Freguesias de Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada-Dafundo realiza no próximo dia 24 de maio de 2024 um Passeio Sénior a Fátima, com visita ao Santuário de Fátima e às grutas de Santo António.

As inscrições, limitadas até ao número de vagas disponíveis, tem custo de 10€ e são efetuadas nos postos de atendimento da União de Freguesias até ao dia 20 de maio.

+ Info| Tel.: 214 141 895 | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

WhatsApp Image 2024 05 03 at 13.57.46

Mais artigos...